O EVENTO

O segundo Congresso de Pedagogia do Rio Grande do Norte - II CONPedRN trás como tema: "A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA DIALOGANDO COM A PEDAGOGIA FREIREANA",  em alusão ao grande educador Paulo Freire assim como a todas as contribuições deixadas por ele como legado para toda a comunidade pedagógica brasileira. Desde o inicio da execução do seu maior tesouro educativo fincados pelas bandas de Angicos, aqui no estado, já se passaram 50 anos e, infelizmente, nossas políticas públicas não avançaram de acordo com as necessidades urgentes da educação urbana e do campo, por isso, nada mais atual do que o subtema estampado em nossa página: 'Pés descalços também caminham!', deixando claro que muitas das necessidades apontadas por Paulo Freire em seu projeto 40 horas de Angicos (1963), que culminam com o projeto De pé no chão também se aprende a ler, do Prefeito Djalma Maranhão (1961), continuam povoando não mais apenas as zonas rurais do país, chegaram também aos asfaltos das grandes cidades.

Com o questionamento: Você nasceu para fazer a diferença na educação?, direcionado aos educadores do século XXI, pergunta essa que permeia nossa realidade nos ambientes de aprendizagens escolares e não escolares, o II CONPedRN tem como missão ser um espaço de debates e reflexões, promoção e fortalecimento da profissão e do profissional do conhecimento, socialização e divulgação de trabalhos de pesquisas e de  atuações nas diversas áreas de desempenho da pedagogia, dentro e fora dos ambientes escolares. Será também um espaço para construção crítica sobre politicas pedagógicas e de discussões sobre relatos de experiências e pesquisas realizadas em articulação com o ensino e a extensão nas diversas instituições de ensino superior de formação em pedagogia e magistério do RN e demais estados da federação brasileira. 

O II CONPedRN é mais uma realização da ASPedRN - Associação dos Pedagogos do RN, que vem, desde 2012, se consolidando como uma entidade voltada para a construção da identidade da pedagogia, da valorização dos pedagogos e pelo reconhecimento, a partir da regulamentação, da profissão. Assim sendo, a Diretoria Executiva da ASPedRN e a Comissão Organização do II Congresso de Pedagogia do Rio Grande do Norte - II CONPedRN, tem a honra de convidar todos os acadêmicos, docentes, pesquisadores e profissionais interessados no fortalecimento e valorização da educação, na divulgação das pesquisas desenvolvidas na graduação, pós-graduação e atuação em pedagogia e áreas correlacionadas, para participarem deste evento que terá como foco de debate o legado deixado por Paulo Freire à educação e que ainda hoje, e mesmo sendo cinquentenário, continua sendo um ponto de partida e um norte nos caminhos da educação contemporânea. 

O evento realizar-se-á dias 10, 11 e 12 de outubro de 2013 na Escola de Governo, situado no Centro Administrativo, na Avenida Senador Salgado Filho, s/n - Bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul em Natal, através de palestras, mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalhos e apresentações culturais, e tem como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação em pedagogia e suas vertentes, bem como os profissionais pedagogos e das áreas correlacionadas, como: pedagogia formal (Ed. Infantil, Ens. Fundamental, Ed. Inclusiva, EJA, Coordenação e Gestão Pedagógica), pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, pedagogia da terra (Ed. do Campo), pedagogia da informação (Ed. Tecnológica, EAD).

Temos como objetivo geral viabilizar o encontro de estudantes, docentes e profissionais em pedagogia, promovendo uma vasta discussão sobre os elementos constitutivos fundamentais da/na formação destes profissionais do conhecimento e suas muitas atuações. Como objetivos específicos temos a intensão de:  promover a socialização da produção do conhecimento na graduação em pedagogia, nas diversas IES, como forma de se pensar politicas e fomentos para a realização de pesquisas científicas na área da educação em todo o país; constituir parcerias entre graduandos/pós-graduandos, pesquisadores e profissionais participantes do II CONPedRN, considerando as especificidades da área de educação a que cada um se insere; e, propiciar um espaço de promoção e fortalecimento da Associação dos Pedagogos do RN (ASPedRN) como forma de valorizar e divulgar as muitas ações/atuações dos pedagogos do estado do RN e nas redondezas. 

Imagens da Escola de Governo, local do evento:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitores! Analisaremos seu comentário e em breve publicaremos!

Google